Pé diabético


Você já olhou para o seu pé com atenção?
Se é portador da diabetes, os seus cuidados devem ser redobrados. Devido ao aumento anormal de açúcar no sangue, os nervos podem ser danificados, o que é conhecido como neuropatia.
A diabete neuropática afeta principalmente os nervos responsáveis pela sensibilidade dos pés. Isso diminui a sensação de dor na região. Lesões como cortes, bolhas, calosidades, unhas encravadas, o uso de sapatos apertados, costuras de meias e até queimaduras pela areia da praia, podem ser o inicio do problema.
Uma lesão não tratada pode infeccionar, e uma infecção não tratada pode evoluir para gangrena. A gangrena, se não for tratada, pode ocasionar a amputação do pé ou da perna. A diabete também pode danificar os vasos sanguíneos do pé, estreitando-os.
Vasos estreitos carregam menos sangue até aos pés, deste modo faltam nutrientes e oxigênio suficiente para combater as infecções. É aí que os pés se tornam ainda mais delicados e um pequeno corte já é muito perigoso.
Quando nervos e artérias estão danificados, as lesões rapidamente se complicam e ameaçam todo o pé e perna. Se mesmo assim não for tratada, a infecção pode ameaçar todo o corpo.
É muito importante que o portador de diabetes, tenha o cuidado de tratar seus pés mensalmente com um podólogo habilitado, mesmo tendo os pés sãos, pois é sempre melhor preveni!
 Se é diabético, previna-se! Trate os pés com um podológo habilitado, pelo menos 1 vez por mês;
 Faça a dieta correta, conforme orientação medica;
 Sempre use meias de algodão não se esquecendo que as mesmas deverão ser claras e com costuras de preferência com corte laser, para que a costura não atrite com a pele.
 Ajuste a meia afim de que ela não faça dobras e também não atrite com a pele;
 Os sapatosUm abraço, Chris