Conhecimento da Unha

eFunções Características da unha


A unha recebe o nome cientifico de lamina ungueal e é formada por queratinócitos compactados. A estrutura responsável pela produção da unha chama-se matriz ungueal. Ela protege as pontas dos dedos e pode relacionar-se a outras funções, como: preensão, pegar pequenos objetos, agredir, arranhar, lascar, cortar, marcar, defender e auxiliar na sensibilidade da polpa digital.
È formada por queratina especial chamada oquinina (dura), envolva por queratina mole. A oquinina é uma proteína rica em cistina (aminoácido que contém enxofre) e contém ainda cálcio, ferro e 7 a 16% e água.

Pode-se identificar na unha quatro partes: a raiz, a lâmina, as dobras laterais e a borda livre. A estrutura parecida com uma meia lua na borda posterior na unha é parte da matriz ungueal (responsável pela produção da unha)  e recebe o nome de lúnula. Como na matriz, ocorre aí grande multiplicação de células e há muitos vasos sanguíneos. A cutícula é o prolongamento da borda superior da dobra ungueal.


Crescimento das Unhas


A unha cresce num processo contínuo e uniforme em todos os pontos, numa média de 0,1 mm/dia, o crescimento da unha é maior durante o dia que a noite, mais rápido pela manhã, no verão, na mão direitas e em dedos largos. A espessura  varia de 0,5 a 0,75 mm. Nos pés, ela cresce em torno de 30 a 50 % mais rápido. O crescimento da unha ainda é maior durante a gravidez e na juventude (16 a 30 anos).
A unha toda demora 6 meses para crescer nas mãos e mais ou menos 1 ano nos pés.
Os fatores que interferem no crescimento da unha são: mecânicos.
Ex.: datilógrafos ou digitadores, pianistas, roedores de unha. Nutricionais:  na alimentação  não podem faltar proteínas e vitaminas A, B, C e D. Circulação sanguínea: se a irrigação é menor, o crescimento também diminui.

Doenças

Psoríase: doença que pode comprometer tanto a pele como as unhas. È mais comum na segunda e terceira década de vida. As unhas ficam quebradiças, com depressões cupuliformes, espessamento e alteração da cor. Não é contagiosa.

Onicomicose (micoses de unhas): as unhas são acometidas por micoses que levam ao espessamento das unhas e ao acúmulo de material subungueal além do amarelamento. O tratamento requer meses de terapêutica sistêmica. É contagiosa.

Paroniquia (unheiro): inflamação dos tecidos que envolvem a unha, pode transformar-se em infecção. Requer tratamento. É contagiosa.